Enxaqueca!!!!!!

Enxaqueca!!!!!!

A enxaqueca é uma doença que afeta principalmente nós mulheres, e existem pesquisas que mostram que ela está associada a cor da pele branca; alimentação; ao estresse e ao uso de anticoncepcional hormonal.

Eu sofro deste mal desde a adolescência, nunca esqueço da primeira vez que tive enxaqueca.Foi na época do vestibular, depois das provas, acho que fiquei uns três dias fora do ar!!!rsrs.

A enxaqueca é um tipo de cefaleia considerada por alguns autores mais incapacitante do que doenças como hipertensão arterial e diabetes!! É realmente uma desgraça!!!

É causada ou desencadeada por diversos fatores, dependendo do indivíduo enxaquecoso ( nem sei se existe esse termo! hehe) e do limiar deste indivíduo à certas exposições, como por exemplo, muitas preocupações, ansiedade, estresse, muita exposição solar ou calor intenso, uso de alguns anticoncepcionais e o consumo de alimentos muito gordurosos, ou chocolate e café e refrigerante.

O meu caso é alimentar, cheguei a esta conclusão depois de muitas e muitas crises, observando o histórico de cada uma, sempre que comia alimentos muito gordurosos ( tipo feijoada!) ou muito ácidos (tipo suco de maracujá) ou tivesse alguma má digestão, pronto!! Lá vinha a crise de enxaqueca!

E é uma situação que realmente, quem sofre desta doença fica incapacitado para desempenhar suas atividades diárias durante uma crise.

A crise se inicia com uma ” premonição”, a visão escurece, você começa a enxergar vultos e picos de luz, e no meu caso também vem acompanhada de náuseas e tonturas.

Essa fase inicial, os especialistas chamam de “Aura”, ela dura mais ou menos de 5 a 15 minutos ( gente! essa é a minha experiência!) e é assim desesperador, porque dependendo da fase de “Aura” você consegue perceber o que vem pela frente.

Ai!!!!Vem a dor! E que dor!!!!! Só quem teve sabe do que estou falando, é uma dor pulsátil, geralmente só de um lado da cabeça e pode durar horas e até dias! E não dá pra dormir, nem pra deitar, nem falar, nem se mexer! E frequentemente vem acompanhada por crises intermináveis de vômito. Quando a crise é muito “PUNK”, ocorre um formigamento das minhas mãos e pés (extremidades) e uma ligeira confusão mental.

Enfim! Graças a Deus!!! a dor vai reduzindo lentamente, depois de horas e até mais de um dia e depois de horas de sono. Geralmente acordo muito fraca e em estado de letargia mesmo!

Olha gente!!!! Vou dizer uma coisa!!! Ninguém merece!!!

Então! Agora que sei o que desencadeia a enxaqueca no meu organismo, tento evitar certos alimentos, como chocolate, suco de maracujá e outros. Mas como nem sempre é possível! Ainda tenho crises homéricas de enxaqueca.

O que faço para aliviar?? É aliviar!! Porque passar não passa! É como se fosse um ciclo que tem que ser cumprido!

Quando não vou parar na urgência de algum hospital, tomo Neosaldina ou Cefalium, bebo muita água e mastigo bagaço de laranja. (hehe)

Então é isso Babys!!! Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s